Sobre a Roda do ano:
A Roda do Ano é um calendário Pagão onde é possível observar oito celebrações, sendo estas chamadas de Sabás. Enraizada na cultura Celta, a Roda do Ano se tornou muito popular por causa da Wicca e é amplamente seguida por Bruxas(os) na Bruxaria Moderna.
A Roda do Ano representa o ciclo de vida, morte e renascimento. Logo, representa o fluxo constante de energia.
Através dela acompanhamos a trajetória do Deus Sol e sua relação com a Deusa, através dos oito Sabás.
A Roda do Ano é um calendário Pagão onde podemos notar as raízes de diversas celebrações “modernas” como a Páscoa e o Natal, por exemplo.
A Deusa e o Deus
A Roda do Ano descreve a vida do Deus desde seu (re)nascimento até sua morte. Além disso, também descreve a vida e todas as faces da Deusa.
As datas dos Sabás estão intimamente conectadas à posição Solar que, por sua vez, refletem cada fase da vida do Deus.
O Sabá Yule, por exemplo, ocorre no Solstício de Inverno e representa o renascimento do Deus Sol.
Enquanto o Sabá Ostara ocorre no Equinócio de Primavera e representa a energia revitalizada tanto do Deus quanto da Deusa.
Seguindo a Roda do Ano e observando as mudanças ao nosso redor, é possível obter um entendimento profundo da natureza em si e da magia que nos cerca.
O que representam os Sabás?
Cada Sabá da Roda do Ano tem um significado diferente e representa uma fase diferente da vida do Deus Sol e da Deusa. Sendo assim, as bruxas trabalham as energias de cada um deles para lançar feitiços poderosos e também para celebrarem.
Abaixo está, de forma resumida, o que cada Sabá representa. Você pode acessar o post individual de cada um deles para ler mais e para ver dicas de rituais para cada Sabá.
-
Saba Samhain – Ocorre na noite do dia 30 de abril no Hemisfério Sul e na noite de 31 de Outubro no Hemisfério Norte. Representa a Morte e o Recomeço. O Deus Sol está morto e a Deusa está em sua fase Anciã. É o início do inverno Celta e do ano das Bruxas;
-
Saba Yule – Ocorre por volta do dia 22 de Junho no Hemisfério Sul e 22 de Dezembro no Hemisfério Norte, durante o Solstício de Inverno. Representa o Renascimento do Deus Sol no Solstício de Inverno, pois o Deus Sol volta a aparecer após meses de escuridão;
-
SabaImbolc – Ocorre por volta do dia 2 de Agosto no Hemisfério Sul e 2 de Fevereiro no Hemisfério Norte. Representa o Crescimento do Deus Sol. O Deus Sol ainda é uma criança e é amamentado pela Deusa, sua mãe;
-
Saba Ostara – Ocorroe por volta do dia 22 de Setembro no Hemisfério Sul e 22 de Março no Hemisfério Norte, no Equinócio de Primavera. Representa a Vida que retorna à Terra; O Deus Sol e a Deusa estão cheios de vida e energia e o inverno é deixado para trás;
-
Saba Beltane – Ocorre no dia 1 de Novembro no Hemisfério Sul e 1 de Maio no Hemisfério Norte. Representa a Fertilidade. O Deus e a Deusa estão adultos e com toda energia fluindo por eles. A Terra está em seu momento mais fértil;
-
Saba Litha – Ocorre por volta do dia 21 de Dezembro no Hemisfério Sul e 21 de Junho no Hemisfério Norte, no Solstício de Verão. Representa Força. O Deus Sol está em seu auge. As plantas estão verdes e tudo o que foi plantado em Ostara e Beltane já começa a dar sinais de crescimento;
-
Saba Lughnasadh (Lammas) – Ocorre por volta do dia 2 de Fevereiro no Hemisfério Sul e 2 de Agosto no Hemisfério Norte. Representa a Fartura e a primeira colheita do ano. O Deus Sol está antecipando sua morte. Boa parte de sua energia é doada para o que está plantado, garantindo a primeira colheita e a fartura de alimento;
-
Saba Mabon – Ocorre por volta do dia 21 de Março no Hemisfério Sul e 22 de Setembro no Hemisfério Norte, no Equinócio de Outono. Representa a Gratidão. O Deus Sol já está bem enfraquecido. Em Mabon é hora de realizar a segunda e última colheita do ano. A Terra, junto com o Deus Sol, também já não apresenta muita força. As folhas caem, as plantas secam.
A Roda do Ano é um calendário Pagão que aponta as 8 festividades das Bruxas, os 8 Sabbats. Segui-la e celebrá-la nos permite entrar em contato direto com a natureza.
Nos dias atuais onde a maioria de nós mora em grandes centros urbanos, estar sempre em contato com a natureza para a prática da Bruxaria pode ser difícil.
Porém, com a Roda do Ano, torna-se fácil observar o movimento do Deus Sol e entender melhor as energias com as quais podemos trabalhar. É uma excelente forma de nos conectarmos com a Deusa e com o Deus.
O Clã Flores da Deusa reúne mulheres no estudo e dedicação a Grande Mãe e a Magia Natural.
Vivenciando os ciclos solar e lunar, celebrando os sabás e as trocas de estações!
Sobre a Facilitadora
Luciane Benites
Professora, Terapeuta Integrativa, Xamanica e Holística;
ThetaHealer; Geobiologia;
Mestra Reiki Usui;
Womb Keeper registrada;
Formação em Ginecologia Natural e Florais da Lua;Taróloga & Rumenal;
Guardiã dos Clã Flores da Deusa – Celebrações da Roda do Ano Solar e Lunar & Teia das Lobas;
Pesquisadora de astrologia e ritos da ancestralidade feminina e magia ancestral com foco no autoconhecimento e espiritualidade prática desde 2006.
Agenda dos Sabas e Ritos:
Fevereiro
Abertura Roda celebrativa 17/02 Sabat de Lammas
Março 09/03
Ritual de Mabon – EQUINÓCIO DE OUTONO🍁
Abril 13/04
Ritual Samain
Maio 11/05
Ritual Deusa Ísis
Junho 08/06
Ritual de Yule SOLSTÍCIO DE INVERNO Rito de Yule❄
Julho 13/07
Ritual Imbolc
Agosto 10/08
Ritual Hécate
Setembro 14/09
Ritual de Ostara - EQUINÓCIO DA PRIMAVERA 🌼
Outubro 12/10
Rito Deusa Freya
Novembro 09/11
Ritual Beltane
Dezembro 14/12
Rito de Litha 🌄 SOLSTÍCIO DE VERÃO
RITUAL DEDICAÇÃO À DEUSA – Deusa Madrinha 2024🌙🌕🌘